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02/09/14

A Ética Profissional do Adestrador Canino

Numa altura em que estão a aparecer no mercado cada vez mais adestradores caninos (e o Centro Canino Vale de Lobos tem algum mérito nisso uma vez que todos os anos forma diversos profissionais nesta área), convém lembrar que esta, como todas as profissões, deve reger-se por um código deontológico que nos deve conduzir ao longo de todo o nosso percurso profissional.

Como ainda não existe nenhuma associação deste grupo de profissionais que possa elaborar um código ético para a profissão, e para prevenir abusos de várias naturezas, cujos únicos atingidos serão não só as pessoas e os seus cães que, de boa-fé, confiam nos serviços do profissional que escolhem, mas também os colegas que, mesmo trabalhando honestamente, vêm a sua actividade profissional manchada e desacreditada por pessoas com poucos escrúpulos e que não olham a meios para atingir os seus fins, decidimos transcrever um excerto da lição que é dada durante os Cursos de Adestramento ministrados pelo Dep. de Formação do CCVL precisamente dedicada à ética na profissão de Adestrador e Terapeuta Comportamental Canino:

“1.4.3. Ética Profissional

A partir do momento em que uma pessoa é qualificada como Adestrador e começa a cobrar os seus serviços, está a actuar como um Profissional. Como em todas as profissões, nesta também deve existir um código deontológico e uma ética profissional. Por não estar regulamentada, esta profissão presta-se a todo o tipo de oportunistas, moralmente mal formados e charlatães.

Em todas as profissões encontramos pessoas mais ou menos qualificadas e que se intitulam de “profissionais”. A diferença entre o bom profissional e o charlatão radica na qualidade dos seus trabalhos, finalizados com êxito, dentro do respeito à ética da sua profissão.

Por ser uma profissão relativamente nova, faz com que a fiscalização do trabalho, por parte do cliente, seja quase nula. A transparência no processo de adestramento, de modo a evitar abusos e enganos, está sujeita à moralidade do profissional.

Se o adestrador possui um conceito claro do que é a moral, só aceitará um trabalho que seja capaz de realizar e que esteja dentro do que aprendeu na sua formação, rejeitará as tarefas para as quais não se sinta capacitado e não terá problemas em mostrar as limitações reais do animal e as do trabalho que vai desenvolver assim como as possibilidades de êxito.

Outro pecado capital é a crítica maldosa a outro colega de profissão. Quando se procede desta forma ninguém fica a ganhar, perdem, isso sim, todos os adestradores que consideram esta tarefa suficientemente digna para investir nela toda a sua vida.

Finalmente, o que o cliente espera de nós é que o seu cão se converta num amigo obediente, amável e educado, num guardião e defensor da sua família, companheiro de vigilância e patrulha, participante em salvamentos, olhos dos invisuais, consolo e ajuda na invalidez e velhice, etc.”


Com este pequeno artigo esperamos ter dado um contributo importante para que os adestradores portugueses sejam mais cautelosos na abordagem que fazem à sua profissão, mas também ajudar a que o dono consiga, com mais facilidade, distinguir o bom profissional, em todos os sentidos, daquele que aproveita esta actividade para atingir objectivos que nada têm a ver nobre arte de ensinar animais.


Sílvio Pereira

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