Translate

27/05/09

Linguagem Canina II - Expressões Faciais e Corporais

Linguagem Corporal

São todo um conjunto de sinais que um animal transmite a outro através de uma ou várias partes específicas do seu corpo. Para que estes sinais possam ser considerados como comunicação têm que alterar, de forma intencional, o comportamento do receptor.

O cão usa todas as partes do seu corpo para dar informação, mas em especial a sua cabeça e os seus olhos, os dentes, lábios, orelhas e sobrolhos. O pescoço com as suas diversas possibilidades de posicionamento, ângulos e combinações, normalmente confirmam outros sinais. As patas e o dorso são utilizados principalmente em comunicações simples.

A compreensão por parte do cão dos detalhes da linguagem corporal da sua espécie permite-lhe “ler” também a linguagem corporal humana. Em certas situações, a interpretação por parte de um cão mais atento dos sinais corporais que as pessoas emitem, pode levá-lo a reagir de modo diferente do esperado. Por exemplo, o nosso modo de saudar os cães é inclinarmo-nos para a frente e esticar o braço em direcção à sua cabeça com o objectivo de lhe fazermos festas sorrindo (mostrando os dentes). Esse acto pode ser considerado como dominância ou ameaça para um cão sensível aos sinais.

A Linguagem da cauda

A cauda tem uma linguagem própria. Os cães com caudas amputadas ou que por questões estéticas tenham sido alteradas em relação à forma original podem encontrar-se em desvantagem na hora de estabelecerem a comunicação. É muito comum ver os cães sem cauda meneando toda a parte traseira para compensar a sua ausência.

Os cães utilizam as caudas para enfatizarem os sinais expressos pelas posturas facial e corporal, ou vocal.

A colocação da cauda em posição erguida está normalmente associado com dominância e em posição baixa com submissão. É importante reconhecer que é mais provável que a cauda indique dominância e submissão que agressividade e medo. Por exemplo, um cão para mostrar agressividade e submissão ao mesmo tempo, colocará a cauda para baixo.

Abanar a cauda não significa só afabilidade. Uma cauda que se encontra alta, combinada com um ligeiro movimento, indica dominância. Um pequeno movimento com a cauda baixa pode ser uma preparação para ataque. Os cachorros e os cães jovens podem menear as suas caudas entre as patas para mostrar submissão incondicional. Este movimento provavelmente dissemina o seu odor despertando os sentimentos paternais dos adultos, apaziguando-os. Durante o ataque, os cães dominantes colocam a cauda ligeiramente abaixo da horizontal.

Normalmente a linguagem da cauda é clara. É muito possível que possam surgir dificuldades para a interpretar em cães com esta amputada ou deformada, especialmente se nos encontramos a uma certa distância.

No diagrama abaixo, podemos visualizar todas as posturas corporais e a correspondente interpretação, assim como a diferença de expressões corporais entre machos e fêmeas e entre dominantes e subordinados.

1 comentário:

Caninos & Cia disse...

eu achei MUITO interesante!